Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Equipas de resgate procuram desaparecidos após passagem de tufão no Japão

Pelo menos 42 pessoas morreram e 200 ficaram feridas no Japão, após passagem do tufão Hagibis.

Notícias ao Minuto

07:24 - 14/10/19 por Sara Gouveia

Mundo Japão

As equipas de resgate no Japão estão a dragar as águas e a trabalhar nos deslizamentos de terra perto dos rios que transbordaram, esta segunda-feira, para procurar os desaparecidos após a passagem de um tufão que fez pelo menos 42 mortos, 200 feridos e causou danos pesados no centro e norte do país.

Segundo a Kyodo News, citada pela Associated Press, há ainda pelo menos 20 pessoas desaparecidas.

A emissora pública NHK avançou que o tufão fez transbordar mais de 20 rios e que há mais de 110 mil membros de equipas de socorro, entre policias, bombeiros, guarda costeira e exército, nas operações de busca e resgate.

Os esforços de resgate podem ser dificultados pela previsão de chuva para hoje nas áreas afetadas, especialmente à noite, sendo que as autoridades solicitaram extrema cautela devido ao aumento do risco de inundações e deslizamentos de terra.

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe disse que o governo vai montar uma equipa de desastre especializada, que incluirá responsáveis de vários ministérios, para lidar com as consequências da catástrofe natural. "A nossa resposta tem de ser rápida e apropriada", explicou.

O tufão Hagibis tocou terra no sábado pouco antes das 19h00 (13h00 em Lisboa) e, cerca de duas horas depois, chegou à capital japonesa com rajadas de vento até 200 quilómetros por hora, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês). A empresa de eletricidade Tokyo Electric Power Co. dá conta de que há mais de 50 mil casas sem eletricidade em Tóquio.

Mais de sete milhões de pessoas foram aconselhadas a deixar as suas casas, tendo dezenas de milhares sido acolhidas em centros de abrigo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório