Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Futuro presidente da Tunísia Kais Saied agradece apoio dos jovens

O professor universitário Kais Saied, dado hoje como vencedor da segunda volta das eleições presidenciais da Tunísia, agradeceu o apoio dos eleitores jovens, "que abriram uma nova página na história", à sua candidatura.

Futuro presidente da Tunísia Kais Saied agradece apoio dos jovens
Notícias ao Minuto

23:40 - 13/10/19 por Lusa

Mundo Tunísia

Kais Saied falava aos seus apoiantes num hotel no centro da capital do país, Tunes, momentos depois do anúncio da sua vitória.

"Vamos tentar construir uma nova Tunísia", declarou o professor de Direito Constitucional e candidato independente, acrescentando: "Conheço a grandeza dessa responsabilidade".

"Esta campanha foi conduzida por jovens e reconheço essa responsabilidade", afirmou Kais Saied, que derrotou nesta segunda volta presidencial o empresário e magnata dos 'media' Nabil Karoui, que estava detido desde 23 de agosto por suspeita de fraude fiscal e branqueamento de capitais e que foi libertado na passada quarta-feira.

Cerca de 90% dos eleitores tunisinos na faixa etária 18-25 anos votaram no professor universitário, segundo os dados do instituto de sondagens Sigma.

Já no grupo etário com mais de 60 anos, o candidato independente registou uma percentagem bastante inferior (49,2%).

"Cada um escolheu quem queria, com toda a liberdade. O nosso projeto tem como base a liberdade. O tempo da submissão acabou. Acabamos de entrar numa nova etapa da história", reforçou o futuro Presidente da Tunísia, lembrando os ideais da revolução de 2011, conhecida como Revolução de Jasmim e que depôs o antigo ditador Zine El Abidine Ben Ali.

O vencedor das eleições concluiu: "Deram uma lição ao mundo [...]. O Estado será construído com base na confiança. Confiança entre aquele que lidera e aqueles que são liderados, dentro do respeito das regras".

As projeções avançadas durante hoje à noite dão a Kais Saied uma vantagem de mais de 40 pontos percentuais em relação ao adversário Nabil Karoui. Segundo os dados divulgados, Kais Saied, conservador, terá uma votação entre os 72,5% e os 76,9%.

As agências internacionais estão a relatar que milhares de tunisinos saíram às ruas para comemorar a vitória de Saied, após a divulgação dos primeiros dados.

Os cerca de sete milhões de eleitores tunisinos foram chamados a eleger o seu novo Presidente de forma democrática apenas pela segunda vez, procurando estabilizar o regime democrático, construído a partir da Primavera Árabe, de 2011.

Os resultados oficiais finais da segunda volta das eleições presidenciais apenas deverão ser conhecidos no final de segunda-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório