Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

UE e Reino Unido equacionam reforçar negociações este fim de semana

Os negociadores da União Europeia e do Reino Unido equacionam intensificar as conversações durante este fim de semana em busca de um acordo sobre o 'Brexit' antes realização da cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE.

UE e Reino Unido equacionam reforçar negociações este fim de semana
Notícias ao Minuto

11:45 - 12/10/19 por Lusa

Mundo Brexit

O responsável da UE para as negociações, Michel Barnier, aprovou uma intensificação das conversações depois de o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e do seu homólogo irlandês, Leo Varadkar, terem referido, no final de uma reunião, na quinta-feira, que veem "caminho" para um possível acordo.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse na sexta-feira que equacionaria a continuação das conversações neste fim de semana, antes da cimeira de chefes de Estado e de Governo que vai decorrer entre quinta e sextas-feiras da próxima semana.

O mecanismo de salvaguarda designado por 'backstop', que pretende evitar uma fronteira física na Irlanda do Norte tem dominado as negociações, desde que os defensores do 'Brexit' saíram vencedores no referendo realizado em 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório