Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Princesa da Bélgica detida durante manifestação dos Extinction Rebellion

O membro da família real foi preso pela polícia de Londres, tendo sido depois libertada sem qualquer acusação.

Princesa da Bélgica detida durante manifestação dos Extinction Rebellion
Notícias ao Minuto

16:01 - 11/10/19 por Sara Gouveia

Mundo Bélgica

A princesa Esmeralda, filha mais nova do antigo rei Léopold III e da princesa de Réthy, Lillian Baels, foi detida durante a sua participação num protesto do movimento ativista ambiental Extinction Rebellion, em Londres. O membro da família real já é ativista há vários anos não tendo sido a primeira vez que participa numa demonstração do género, explica o jornal belga Le Soir.

Num documento, publicado pela RTL, e tornado público pela tia do atual rei belga, a princesa de 63 anos explica que foi libertada sem qualquer acusação mais tarde, mas permanece "sob investigação".

"Através da sua mobilização, os grupos do Extinction Rebellion estão a criar um novo discurso", referiu Esmeralda da Bélgica, citada pelo Le Soir. "Até agora, todas as manifestações e outras tentativas de fazer as autoridades agirem resultaram em boas palavras e compromissos raramente seguidos por ação concreta", rematou.

Desde segunda-feira mais de mil ativistas foram presos em Londres, segundo dados da polícia britânica. O movimento, nascido em 2018, no Reino Unido, lançou esta segunda-feira uma série de ações destinadas a impressionar e forçar os governos a agir perante a crise climática.

Já esta quinta-feira um antigo atleta paralímpico e ativista ambiental, James Brown, que é parcialmente cego, subiu ao topo de um avião da British Airways estacionado no aeroporto de London City, no Reino Unido, como parte dos protestos dos Extintion Rebellion.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório