Meteorologia

  • 19 NOVEMBRO 2019
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 13º

Edição

Princesa da Bélgica detida durante manifestação dos Extinction Rebellion

O membro da família real foi preso pela polícia de Londres, tendo sido depois libertada sem qualquer acusação.

Princesa da Bélgica detida durante manifestação dos Extinction Rebellion

A princesa Esmeralda, filha mais nova do antigo rei Léopold III e da princesa de Réthy, Lillian Baels, foi detida durante a sua participação num protesto do movimento ativista ambiental Extinction Rebellion, em Londres. O membro da família real já é ativista há vários anos não tendo sido a primeira vez que participa numa demonstração do género, explica o jornal belga Le Soir.

Num documento, publicado pela RTL, e tornado público pela tia do atual rei belga, a princesa de 63 anos explica que foi libertada sem qualquer acusação mais tarde, mas permanece "sob investigação".

"Através da sua mobilização, os grupos do Extinction Rebellion estão a criar um novo discurso", referiu Esmeralda da Bélgica, citada pelo Le Soir. "Até agora, todas as manifestações e outras tentativas de fazer as autoridades agirem resultaram em boas palavras e compromissos raramente seguidos por ação concreta", rematou.

Desde segunda-feira mais de mil ativistas foram presos em Londres, segundo dados da polícia britânica. O movimento, nascido em 2018, no Reino Unido, lançou esta segunda-feira uma série de ações destinadas a impressionar e forçar os governos a agir perante a crise climática.

Já esta quinta-feira um antigo atleta paralímpico e ativista ambiental, James Brown, que é parcialmente cego, subiu ao topo de um avião da British Airways estacionado no aeroporto de London City, no Reino Unido, como parte dos protestos dos Extintion Rebellion.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório