Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Prémio Nobel homenageia "homem de coragem" que constrói pontes

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, saudou hoje a atribuição do Nobel da Paz ao primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, um "homem de coragem", salientando que toda uma geração é premiada.

Prémio Nobel homenageia "homem de coragem" que constrói pontes
Notícias ao Minuto

12:21 - 11/10/19 por Lusa

Mundo Mogherini

"O prémio Nobel da Paz atribuído ao primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, é o reconhecimento a um homem de coragem e a uma geração de africanos que trabalha para a mudança e a reconciliação", disse Mogherini, em comunicado.

O líder etíope mostrou que "a paz é sempre possível, mesmo após décadas de conflito", acrescentou a chefe da diplomacia da UE, adiantando também que "em tempos em que a competição pelo poder se alastra na região, estamos ao lado de construtores de pontes como o primeiro-ministro Abiy".

"A sua liderança no estabelecimento de um diálogo entre a Etiópia e a Eritreia está a dar esperança, não apenas a estes dois países, mas a toda a região e a um continente inteiro", salientou Mogherini.

O prémio Nobel da Paz foi hoje atribuído ao primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, promotor de um acordo de paz com a Eritreia, informou, em Oslo, o Comité Nobel norueguês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório