Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Sudão: Conselho Soberano nomeia dois responsáveis para sistema judicial

O Conselho Soberano do Sudão, o órgão de administração transitório do país, nomeou hoje uma nova chefe do sistema judicial e um novo procurador-geral, depois de várias semanas de pressão por ativistas pró-democracia.

Sudão: Conselho Soberano nomeia dois responsáveis para sistema judicial
Notícias ao Minuto

23:05 - 10/10/19 por Lusa

Mundo Sudão

O porta-voz do Conselho Soberano, Mohamed al-Fakki Soliman, anunciou a nomeação da experiente juíza Neamat Abdullah Mohamed Kheir para o cargo de chefe do sistema judicial - e, consequentemente, presidente do Supremo Tribunal do Sudão - e de Taj al-Ser Ali al-Hebr para o cargo de procurador-geral do país.

Soliman considerou que os novos responsáveis irão brevemente examinar "casos e crimes de corrupção" cometidos durante o período em que o Sudão foi liderado pelo antigo Presidente Omar al-Bashir, que liderou os destinos do país durante quase 30 anos.

Bashir foi destituído em abril pelos militares, pondo fim a meses de contestação e protestos pelas ruas do país.

A nomeação destes dois novos responsáveis do sistema judicial sudanês surge depois de, no mês passado, milhares de cidadãos do país terem protestado em favor do afastamento dos então detentores dos cargos.

Os manifestantes contestavam as alegadas ligações dos anteriores responsáveis a Omar al-Bashir.

O Sudão conta com um Conselho Soberano na sequência da assinatura em 17 de agosto de um acordo histórico entre o conselho militar de transição, que sucedeu a Bashir, e os líderes dos protestos.

O Conselho Soberano integra cinco militares e cinco civis, além de um 11.º membro eleito pelos restantes.

Segundo o acordado entre os militares e a oposição, o país terá também um Conselho de Ministros e um Conselho Legislativo transitórios até à realização de eleições democráticas. O período de transição deve durar um pouco mais de três anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório