Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Ativista ambiental sobe a avião em aeroporto de Londres para... protestar

O homem em questão foi identificado como um antigo atleta paralímpico parcialmente cego.

O antigo atleta paralímpico e ativista ambiental, James Brown, que é parcialmente cego, subiu ao topo de um avião da British Airways estacionado no aeroporto de Londres, no Reino Unido, esta quinta-feira como parte dos protestos do grupo ativista Extintion Rebellion.

Os bombeiros acabaram por remover o homem do aparelho e este foi detido, conta a Sky News, juntamente com a mulher que estava a captar as imagens do momento no interior do aeroporto.

James Brown é parcialmente cego e ganhou uma medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Londres no ciclismo, mas foi mais tarde banido, por dois anos e meio, por doping.

O objetivo do protesto é fechar o aeroporto e impedir que os aviões levantem voo de forma a diminuir a pegada ecológica. Estão marcadas ações por parte do grupo internacional por todo o mundo, mas no caso do Reino Unido, a ação é contra a extensão do aeroporto, considerada incompatível com a “emergência ecológica” decretada pelo parlamento britânico e com os compromissos do Governo de alcançar uma pegada de carbono neutra em 2050.

Os ativistas prometem bloquear o aeroporto London City durante três dias.

Ainda não há números da parte da polícia de quantas detenções foram feitas durante esta quinta-feira, mas na segunda-feira os agentes confirmaram terem sido detidas 800 pessoas, mais 220 na quarta no Reino Unido.

Veja na galeria acima o vídeo do momento do incidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório