Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Edição

Porta de sinagoga de Halle salvou a vida de dezenas de pessoas

O atacante tentou abri-la, disparou contra a porta e chegou a colocar um explosivo na porta. Mas esta revelou-se uma barreira intransponível.

Porta de sinagoga de Halle salvou a vida de dezenas de pessoas

O ataque perto de uma sinagoga na cidade de Halle, na Alemanha, provocou a morte a duas pessoas e fez dois feridos graves. O tiroteio aconteceu no Yom Kipur, feriado e uma das datas mais importantes do calendário judaico, e o alvo do atirador seria a sinagoga de Halle.

Mas as suas tentativas de aceder ao interior do edifício, onde estavam entre 70 a 80 pessoas, foram frustradas pela porta da sinagoga, que salvou a vida de muitas pessoas, refere a CNN.

O atacante, que tinha um uniforme de estilo militar e usava um capacete, tentou abrir a porta, mas não conseguiu. De seguida, disparou contra a porta, mas também não resultou. Chegou mesmo a colocar um explosivo na porta e detonou-o, mas a porta não deu de si. 

Foi nessa altura que o homem disparou junto à sinagoga. Uma das suas vítimas mortais estava a passar ali perto, a outra estava numa restaurante de kebab perto da sinagoga. 

Max Privorozki, o chefe da comunidade judaica de Halle, era uma das pessoas que estava no interior da sinagoga durante o tiroteio. Em declarações à Der Spiegel, afirmou que conseguiu ver o atacante através de uma câmara de segurança na entrada do edifício. Viu-o a disparar e atirar explosivos, "mas as portas mantiveram-se fechadas, Deus protegeu-nos". 

O homem foi detido posteriormente pela polícia. A sua identidade não foi revelada, mas sabe-se que tem 27 anos.

Horst Seehofer, ministro do Interior alemão, não teve dúvidas em dizer que se tinha tratado de um "ataque antissemita" que foi perpetrado, provavelmente, por um simpatizante da "extrema-direita". Angela Merkel classificou o tiroteio como um "atentado".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório