Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de mil colégios venezuelanos sancionados por cobrar em dólares

Cerca de 1.600 colégios privados da Venezuela foram notificados de que poderão ser sancionados por não acatarem a legislação em vigor sobre o preço das inscrições e das mensalidades, que cobram em dólares.

Mais de mil colégios venezuelanos sancionados por cobrar em dólares
Notícias ao Minuto

07:00 - 10/10/19 por Lusa

Mundo Venezuela

A notificação foi feita pela Superintendência para a Defesa dos Direitos Sócio-económicos da Venezuela (SUNDDE) a 1.602 colégios privados depois de algumas escolas terem estabelecido o valor das inscrições em dólares norte-americanos sem referir o correspondente valor em bolívares à taxa de câmbio oficial do dia, tal como estabelece a legislação do país.

Num comunicado, a SUNDDE afirma que as instituições educativas estão também a aumentar, constantemente, o valor das inscrições, sendo que a legislação estabelece a obrigatoriedade de serem feitas reuniões de pais e representantes de alunos, para estabelecer o valor de cada inscrição e mensalidade.

A imprensa venezuelana tem dado conta de que, perante a crise, a alta inflação e a desvalorização do bolívar soberano (moeda venezuelana) as escolas privadas do país têm sido obrigadas a notificar os pais e representantes de alunos de aumentos constantes e inclusive a "dolarizar" (afixar em dólares) o valor das mensalidades.

O estabelecimento em moeda norte-americana permitirá ter um valor de referência, que varia segundo a cotação diária do bolívar soberano, num momento em que há escolas que registam até 40% de absentismo escolar.

Na Venezuela é cada vez mais frequente ver os preços dos produtos e serviços afixados em dólares norte-americanos, com o equivalente em moeda local.

Alguns estabelecimentos indicam os preços dos produtos importados apenas em moeda estrangeira e em alguns casos exigem que o pagamento seja efetuado em divisas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório