Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Placa gravada da Grécia Antiga decifrada. Revelou maldição com 1.500 anos

A maldição referia-se a um bailarino chamado Manna.

Placa gravada da Grécia Antiga decifrada. Revelou maldição com 1.500 anos
Notícias ao Minuto

19:58 - 09/10/19 por Sara Gouveia

Mundo Grécia

Uma placa de chumbo gravada, encontrada nas ruínas de um teatro em Israel, foi finalmente decifrada revelando uma maldição antiga. O texto, com cerca de 1.500 anos escrito em grego antigo, chamava vários demónios a infligirem mal num bailarino chamado Manna, que se pensa ter atuado no teatro.

"Atem os pés juntos, atrapalhem a dança de Manna", pode ler-se, segundo a tradução de Attilio Mastrocinque, um professor de história romana da Universidade de Verona, citada pela Live Science.

"Prendam os olhos, as mãos e os pés, para que fiquem frouxos quando Manna dançar no teatro", continua. O teatro em que a placa foi encontrada está localizado na antiga cidade de Caesarea Marítima - também chamada Cesareia Palestina - uma antiga cidade e porto marítimo, construída cerca de 25-13 a.C., por Herodes, o Grande, agora está em ruínas. Situa-se na costa mediterrânica de Israel, a cerca de meio caminho entre Telavive e Haifa.

O vencedor da competição de dança que decorria no teatro deveria ter direito a uma compensação monetária, para além de fama e reputação. Pensa-se que Manna era um bailarino famoso e que a maldição terá sido escrita por um rival, que esperava ganhar.

No texto é pedida a ajuda de vários deuses, incluindo Tote, um antigo Deus egípcio da magia e conhecimento. Pede ainda aos "demónios do céu, do ar, da terra, do submundo, do mar, dos rios e das primaveras" para magoar Manna.

"Ele deve mover-se devagar e perder o equilíbrio" e "deve inclinar-se de forma indecorosa", continuava o texto. No total toda a maldição tem 110 linhas.

A placa foi descoberta por uma equipa de arqueologia entre 1949 e 1954, mas a inscrição estava difícil de decifrar. Só recentemente com recurso a uma nova tecnologia que tira várias fotografias de vários ângulos de luz e permite combinar as fotografias para conseguir uma imagem mais clara. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório