Meteorologia

  • 16 OUTUBRO 2019
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Edição

Placa gravada da Grécia Antiga decifrada. Revelou maldição com 1.500 anos

A maldição referia-se a um bailarino chamado Manna.

Placa gravada da Grécia Antiga decifrada. Revelou maldição com 1.500 anos

Uma placa de chumbo gravada, encontrada nas ruínas de um teatro em Israel, foi finalmente decifrada revelando uma maldição antiga. O texto, com cerca de 1.500 anos escrito em grego antigo, chamava vários demónios a infligirem mal num bailarino chamado Manna, que se pensa ter atuado no teatro.

"Atem os pés juntos, atrapalhem a dança de Manna", pode ler-se, segundo a tradução de Attilio Mastrocinque, um professor de história romana da Universidade de Verona, citada pela Live Science.

"Prendam os olhos, as mãos e os pés, para que fiquem frouxos quando Manna dançar no teatro", continua. O teatro em que a placa foi encontrada está localizado na antiga cidade de Caesarea Marítima - também chamada Cesareia Palestina - uma antiga cidade e porto marítimo, construída cerca de 25-13 a.C., por Herodes, o Grande, agora está em ruínas. Situa-se na costa mediterrânica de Israel, a cerca de meio caminho entre Telavive e Haifa.

O vencedor da competição de dança que decorria no teatro deveria ter direito a uma compensação monetária, para além de fama e reputação. Pensa-se que Manna era um bailarino famoso e que a maldição terá sido escrita por um rival, que esperava ganhar.

No texto é pedida a ajuda de vários deuses, incluindo Tote, um antigo Deus egípcio da magia e conhecimento. Pede ainda aos "demónios do céu, do ar, da terra, do submundo, do mar, dos rios e das primaveras" para magoar Manna.

"Ele deve mover-se devagar e perder o equilíbrio" e "deve inclinar-se de forma indecorosa", continuava o texto. No total toda a maldição tem 110 linhas.

A placa foi descoberta por uma equipa de arqueologia entre 1949 e 1954, mas a inscrição estava difícil de decifrar. Só recentemente com recurso a uma nova tecnologia que tira várias fotografias de vários ângulos de luz e permite combinar as fotografias para conseguir uma imagem mais clara. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório