Meteorologia

  • 14 DEZEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 17º

Edição

Síria: Operação turca contra milícia curda começou

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou hoje o início de uma nova operação militar contra a milícia curda das Unidades de Proteção Popular (YPG), apoiada pelos países ocidentais, mas considerada terrorista por Ancara.

Síria: Operação turca contra milícia curda começou
Notícias ao Minuto

14:36 - 09/10/19 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Erdogan

Começou a operação militar turca contra a milícia curda no norte da Síria. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fez o anúncio do início da incursão militar contra as Unidades de Proteção Popular (YPG), que são consideradas uma organização terrorista por parte do governo de Ancara

"As Forças Armadas turcas e o Exército Livre da Síria (rebeldes sírios apoiados por Ancara) iniciaram a operação 'Fonte de paz' no norte da Síria", declarou Erdogan através da rede social Twitter.

O líder turco considerou que a operação tem como objetivo eliminar a "ameaça do terror". 

Anteriormente, a televisão turca já tinha avançado com os bombardeamentos de caças a posições curdas no norte da Síria, perto da fronteira com a Turquia. 

Há muito que a Turquia ameaçava atacar a milícia curda. A decisão de Donald Trump de retirar as tropas norte-americanas do norte da Síria, entregando à Turquia o controlo militar da região propiciou esta ofensiva turca. 

[Notícia atualizada às 14h57]

Leia Também: Ofensiva contra milícia curda síria trará "paz e estabilidade"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório