Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Churchill marcou a rainha Isabel II. "Devo-lhe tanto", admitiu numa carta

Era o primeiro-ministro no início do reinado da monarca. Quando Churchill deixou o cargo de primeiro-ministro se retirou, a Rainha escreveu uma carta emocionada e de agradecimento.

Churchill marcou a rainha Isabel II. "Devo-lhe tanto", admitiu numa carta
Notícias ao Minuto

09:51 - 09/10/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Rainha Isabel II

O reinado da rainha Isabel II já dura há 67 anos. Muitos foram os primeiros-ministros com os quais a rainha teve de lidar ao longo dos anos. Para se ter uma noção 14 primeiros-ministros já passaram pelo número 10 de Downing Street no reinado de Isabel II, mas houve um que a marcou particularmente.

Segundo o Daily Express, a monarca tinha uma relação especial com Winston Churchill, que ocupava o cargo de primeiro-ministro quando Isabel II ascendeu ao trono. Churchill foi primeiro-ministro do Reino Unido em dois momentos distintos. Entre 1940 e 1945, período no qual o país esteve mergulhado na Segunda Guerra Mundial, e entre 1951 e 1955.

Os encontros entre a rainha e o primeiro-ministro no Reino Unido são semanais e devem durar 30 minutos, um período que foi muitas vezes excedido com Winston Churchill. Os encontros entre ambos chegaram a durar duas horas e eram marcados pela boa disposição e por interesses comuns, como por exemplo o gosto por cavalos.

De acordo com o Daily Mirror, quando Churchill deixou o cargo de primeiro-ministro em 1955, a Rainha Isabel II escreveu-lhe uma carta emocionada.

Na missiva, a rainha terá afirmado que nenhum outro primeiro-ministro seria capaz de “ocupar o lugar do meu primeiro primeiro-ministro, a quem tanto o meu marido como eu devemos tanto e pela sábia orientação nos anos iniciais do meu reinado pela qual estarei sempre profundamente grata”.

Uma das provas do sentimento que a rainha nutria por Winston Churchill foi a forma como quebrou o protocolo no seu funeral em 1965. Embora deva ser a última pessoa a chegar a qualquer evento oficial, incluindo um funeral de Estado, Isabel II decidiu chegar antes dos familiares de Churchill.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório