Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Quatro presos políticos vão deixar prisão e passar a apresentações

Um tribunal venezuelano ordenou hoje que quatro presos políticos vão poder deixar a cadeia, onde permanecem desde há cinco meses, passando a regime de apresentações periódicas, cada 30 dias.

Quatro presos políticos vão deixar prisão e passar a apresentações
Notícias ao Minuto

22:31 - 08/10/19 por Lusa

Mundo Venezuela

Trata-se de Emílio Hernández Flores, Pedro Rosário Alfonzo, Abrahan José Rodríguez Jiménez e Luís Eduardo Peña Muñoz e eram guarda-costas do vice-presidente do parlamento, o opositor Edgar Zambrano.

Estes presos foram detidos em 08 de maio, por funcionários do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (SEBIN, serviços secretos) juntamente com Edgar Zambrano, acusados de estarem envolvidos num falhado conluio para derrubar o Presidente do país, Nicolás Maduro.

A libertação foi ordenada por um tribunal com competência em casos relacionados com terrorismo, corrupção e criminalidade organizada, tendo determinado ainda que os quatro cidadãos estão proibidos de sair da Venezuela.

A decisão do tribunal ocorre depois de o procurador-geral designado pela Assembleia Constituinte (composta unicamente por simpatizantes do regime), Tarek William Saab, anunciar que quatro presos políticos iriam ser libertados, ao abrigo das negociações entre o regime e um setor minoritário da oposição venezuelana.

"Vão sair quatro pessoas envolvidas em factos ocorridos este ano. Há uma listagem de dezenas de cidadãos que estão privados de liberdade cujos casos estão a ser avaliados pelo sistema de justiça, por uma questão de convivência política pacífica", declarou Saab aos jornalistas.

Em 18 de setembro último, pelo mesmo motivo, as autoridades determinaram a libertação do vice-presidente do parlamento, Edgar Zambrano, que passou também a regime de apresentação periódica e que se referiu à detenção como um sequestro por parte do regime.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório