Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Síria: Trump promete não abandonar os curdos da Síria

O Presidente Donald Trump disse hoje que os Estados Unidos vão continuar a apoiar os curdos da Síria, dois dias depois de ter anunciado a retirada de tropas norte-americanas das áreas fronteiriças com a Turquia.

Síria: Trump promete não abandonar os curdos da Síria
Notícias ao Minuto

16:37 - 08/10/19 por Lusa

Mundo Síria

O Governo dos Estados Unidos anunciou no domingo que não iria obstaculizar uma operação turca contra as milícias curdas, no norte da Síria, dizendo que retiraria o seu contingente militar de várias zonas deste país, para abrir espaço de manobra para o plano de Ancara.

A decisão provocou inúmeras reações críticas, dentro e fora dos Estados Unidos, acusando Donald Trump de deixar por sua conta as milícias curdas que tinham estado ao lado dos norte-americanos na luta contra o grupo 'jihadista' Estado Islâmico, deixando-as à mercê do exército turco.

Hoje, Donald Trump tentou acalmar as críticas, dizendo que não abandonará os curdos.

"Estamos a sair da Síria, mas não abandonamos os curdos que são pessoas especiais e maravilhosos combatentes", escreveu o Presidente na sua conta pessoal da rede social Twitter.

Trump prometeu que os EUA continuarão a ajudar as milícias curdas "financeiramente e com armas", respondendo, dessa forma, a críticas que surgiram do seu próprio Partido Republicano, que o acusam de estar a deixar de proteger aliados que foram valiosos na luta contra o terrorismo.

O Presidente norte-americano aproveitou ainda para lembrar a relação que os EUA mantêm com a Turquia, membro da NATO, dizendo que "é muito boa", apesar de, na segunda-feira, ter ameaçado "destruir completamente a economia" desse país, se este fizesse alguma coisa "que vá para além dos limites", referindo-se à intenção de ataque aos curdos na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório