Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Irão contra anunciada ação militar turca no noroeste da Síria

O ministro das Relações Exteriores do Irão manifestou na segunda-feira ao seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu, a "oposição" de Teerão a uma "ação militar" daquele país na Síria, segundo um comunicado oficial hoje divulgado.

Irão contra anunciada ação militar turca no noroeste da Síria
Notícias ao Minuto

09:19 - 08/10/19 por Lusa

Mundo Síria

Mohammad Javad Zarif falou por telefone com o ministro das Relações Exteriores da Turquia sobre "os recentes desenvolvimentos no nordeste da Síria", pode ler-se na mesma nota.

Durante a discussão, Cavusoglu "insistiu na necessidade de se respeitar a integridade territorial da Síria, dizendo que a operação da Turquia nesta região seria temporária", escreveu o ministério.

Por sua parte, Zarif "expressou a oposição [do Irão] à ação militar, apelou ao respeito pela integridade territorial e soberania da Síria e enfatizou a necessidade de se lutar contra terrorismo e estabelecer estabilidade e segurança" naquele país, acrescenta-se no texto.

Aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, o Irão está a patrocinar com Ankara (que apoia os rebeldes) e Moscovo (outro apoiante das autoridades sírias) o processo de negociações sobre a chamada Síria de Astana, lançado em 2017.

No domingo, o presidente dos EUA, Donald Trump, pareceu deixar o campo aberto para uma ofensiva turca contra as forças curdas no norte da Síria, anunciando a retirada das tropas norte-americanas posicionadas na área.

Diante da reação internacional e do próprio setor republicano nos EUA contra a decisão, o governo dos EUA pareceu recuar na segunda-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório