Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Filho de ex-Presidente Jacob Zuma nega acusações de corrupção

O filho do ex-Presidente sul-africano Jacob Zuma desmentiu hoje, perante uma comissão de inquérito, ter participado em casos de corrupção imputados a uma família de empresários durante a presidência do seu pai.

Filho de ex-Presidente Jacob Zuma nega acusações de corrupção
Notícias ao Minuto

21:24 - 07/10/19 por Lusa

Mundo África do Sul

Duduzane Zuma, de 35 anos, foi acusado de ter participado em outubro de 2015 numa reunião na qual um membro daquela família, Ajay Gupta, teria proposto a elevação a ministro do então vice-ministro das Finanças, Mcebisi Jonas.

Em 2018, o próprio Jonas tinha declarado nesta comissão, designada Comissão sobre a Captura do Estado, dirigida pelo vice-presidente do Tribunal Constitucional, Raymond Zondo, que a pasta ministerial lhe tinha sido oferecida em troca da sua obediência às ordens dos Gupta e de 600 milhões de rands (38 milhões de euros).

O filho do ex-Presidente sul-africano afirmou hoje que "não foi feita qualquer oferta" durante esta reunião, confirmando o encontro, mas negando a presença dos Gupta.

Duduzane Zuma negou também que Mcebisi Jonas tivesse sido ameaçado de morte, depois de ter recusado a proposta de Ajay Gupta.

Antes, em julho, fora o próprio Jacob Zuma a rejeitar as acusações de corrupção, que o levaram à demissão no início de 2018, aludindo a "calúnias" e a uma "conspiração" para o eliminar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório