Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Ativistas pelo clima bloqueiam vias em Berlim e Amesterdão

Ativistas climáticos bloquearam hoje estradas em Berlim, Alemanha, e Amesterdão, Holanda, as primeiras ações de uma jornada de protesto internacional para reclamar novas políticas.

Ativistas pelo clima bloqueiam vias em Berlim e Amesterdão
Notícias ao Minuto

12:14 - 07/10/19 por Lusa

Mundo Alterações Climáticas

Na capital alemã, cerca de mil pessoas associadas ao movimento Extinction Rebellion bloquearam ao amanhecer a rotunda Grosser Stern, na zona de Tiergarten, onde se situa a icónica estátua da Coluna da Vitória.

Os ativistas também acamparam junto ao gabinete da chanceler alemã, Angela Merkel, de cuja política climática discordam.

O chefe de gabinete de Merkel, Helge Braun, criticou a abordagem dos manifestantes por causa das "intervenções perigosas" em vias movimentadas.

Sobre a exigência do Extinction Rebellion relativamente à declaração do estado de emergência climática, rejeitou-a, afirmando que não está prevista na constituição e que não se traduz em qualquer "ação concreta".

Em Amesterdão, os membros do Extinction Rebellion, às centenas, bloquearam uma via e ergueram tendas junto ao Rijksmuseum, um dos principais pontos turísticos da cidade.

A concentração estava proibida pelas autoridades municipais, mas os ativistas recusaram-se a abandonar o local para irem para outra praça, como lhes pediu a polícia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório