Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

A cerimónia onde Tolentino foi ordenado cardeal em imagens

Além do madeirense, outros 12 bispos foram nomeados cardeais.

Notícias ao Minuto

18:21 - 05/10/19 por Natacha Nunes Costa com Lusa

Mundo Vaticano

Este sábado, dia 5 de outubro de 2019, ficou marcado não só pelo 109.º aniversário da Implantação da República e pelo último adeus a um dos 'pais da democracia', Diogo Freitas do Amaral, como pela nomeação de Tolentino Mendonça a cardeal.

A cerimónia de nomeação, que decorreu na tarde deste sábado no Vaticano, era aguardada com expetativa pelos portugueses católicos, pelo patriarcado e, essencialmente, pela ilha da Madeira, visto que, Tolentino Mendonça é natural de Manchico.

Além de Tolentino Mendonça, foram também investidos hoje outros 12 cardeais, três não eleitores.

Na lista estão Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha, Itália, da Comunidade de Sant'Egídio, um dos quatro mediadores do acordo de paz de 1992 em Moçambique, e Jean-Claude Höllerich, arcebispo do Luxemburgo, onde residem 95 mil portugueses, que são 15% da população do país.

Um dos cardeais não eleitores, por ter ultrapassado os 80 anos, é Eugenio Dal Corso, arcebispo emérito de Benguela, Angola.

Antes de entregar o barrete cardinalício e o anel, o Papa criticou o "hábito da indiferença" e pediu aos novos cardeais compaixão, que definiu como "requisito essencial".

"A disponibilidade de um purpurado para dar o seu próprio sangue - significado na cor vermelha das suas vestes - é certa, quando está enraizada nesta consciência de ter recebido compaixão e na capacidade de ter compaixão. Caso contrário, não se pode ser leal", afirmou Francisco.

O líder da Igreja Católica disse ainda que "muitos comportamentos desleais de homens da Igreja dependem da falta deste sentimento da compaixão recebida e do hábito de passar ao largo, do hábito da indiferença".

A cerimónia foi registada por vários fotógrafos. Na galeria acima pode percorrer o registo fotográfico da nomeação não só de Tolentino Mendonça como dos restantes cardeais.

Leia Também: Tolentino Mendonça já é cardeal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório