Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Maior graffiti do Mundo vai ser demolido

O maior graffiti do Mundo, localizado numa fábrica abandonada em Nova Iorque e conhecido como ‘5 Pointz’ deverá ser demolido até ao final do ano, segundo a France24, para dar lugar a um complexo de apartamentos.

Maior graffiti do Mundo vai ser demolido
Notícias ao Minuto

15:46 - 19/11/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Nova Iorque

O local que alberga o trabalho de alguns dos graffiters mais proeminentes do Mundo tem os dias contados. O tribunal de Nova Iorque deu luz verde ao proprietário da fábrica abandonada, Jerry Wolkoff, considerada pela Time Out como uma das 50 melhores atracções da 'big apple', para demolir o edifício.

O 5 Pointz, como é conhecido, vai dar lugar a um complexo de apartamentos, conta a France24, que criará cerca de mil postos de trabalho.

Apelidado também como ‘The United Nations of Graffiti’, a ‘tela’ de mais de 20 mil metros foi adoptada por alguns dos graffiters mais proeminentes do Mundo como um local privilegiado para mostrar a sua forma de arte.

A decisão foi conhecida este mês, mas não foi bem aceite pelos artistas, que vêem o graffiti como uma parte da identidade de Nova Iorque. Porém, esta não é considerada nos Estados Unidos uma verdadeira forma de arte, como acontece na maioria dos países, deixando os graffiters sem competências legais para se defender.

“É um local especial porque foi criado por nós e para nós. Conseguimos criar um local tão valioso sem financiamento”, protestam os artistas que fizeram do 5 Pointz um dos pontos de interesse da cidade que nunca dorme.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório