Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Primeiro-ministro irlandês admite que terá de viver sem acordo

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, admitiu hoje que o seu país, durante algum tempo, pode vir a ter que viver com um 'Brexit' sem acordo, se não for encontrada uma solução para a saída do Reino Unido da União Europeia.

Primeiro-ministro irlandês admite que terá de viver sem acordo
Notícias ao Minuto

15:41 - 03/10/19 por Lusa

Mundo Brexit

O Governo britânico divulgou quarta-feira a sua proposta de compromisso em relação à fronteira irlandesa para evitar uma saída da União Europeia (UE) sem acordo a 31 de outubro, permitindo, segundo Londres, que não haja controlos alfandegários na fronteira.

O plano, que substitui o controverso 'backstop' do anterior acordo, prevê que a Irlanda do Norte continue a pertencer à mesma zona aduaneira que o resto do Reino Unido, mas mantendo os regulamentos da UE durante um período de transição.

Perante este cenário, Varadkar, de visita à capital sueca, Estocolmo, diz que não prevê nenhum resultado positivo das negociações do 'Brexit', apesar de insistir que sempre dará preferência a uma solução em que o "Reino Unido saia de forma ordenada".

Também a oposição britânica ao Governo de Boris Johnson se manifestou hoje desfavorável ao plano alternativo para o 'Brexit' apresentado na quarta-feira pelo Governo britânico, manifestando preocupação para o impacto na economia e no processo de paz na Irlanda do Norte.

"As propostas atuais prejudicariam toda a economia do Reino Unido, e especialmente a economia da Irlanda do Norte, e prejudicariam o Acordo [de paz] de Sexta-Feira Santa. As propostas são irrealistas e prejudiciais e serão rejeitadas em Bruxelas, nesta câmara e no país", avisou o líder do partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, numa intervenção no parlamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório