Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Brexit: Jeremy Corbyn critica proposta do governo britânico

O líder do partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, criticou hoje a proposta do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, para resolver o 'Brexit', alegando ser "pior do que o Acordo de Theresa May".

Brexit: Jeremy Corbyn critica proposta do governo britânico
Notícias ao Minuto

17:06 - 02/10/19 por Lusa

Mundo Brexit

"Não penso que consiga o apoio que ele pensa que vai ter e vai conduzir-nos a um regime no Reino Unido de desregulamentação, de redução [dos níveis de qualidade] e também penso que ameaçaria o acordo [de paz] de Sexta-Feira Santa], disse o líder do principal partido da oposição, em declarações à BBC News.

O governo britânico propôs hoje a criação de uma zona regulatória comum entre a Irlanda do Norte e a vizinha Irlanda para facilitar a circulação de mercadorias como solução para romper o impasse do 'Brexit'.

Numa carta ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, sugere a "potencial criação de uma zona regulatória para toda a ilha da Irlanda, abrangendo todos os bens, incluindo agroalimentares".

Esta proposta, vinca, respeita os compromissos dos acordos de paz para a Irlanda do Norte, mas depende da autorização das autoridades autónomas da província britânica.

O primeiro-ministro britânico enfatiza que este plano pressupõe que a Irlanda do Norte deixa a união aduaneira europeia e pertença à união aduaneira britânica quando o Reino Unido sair da UE, após o período de transição, no final de 2020.

"Já temos pouco tempo para negociar um novo Acordo entre o Reino Unido e a UE", urge Johnson, argumentando ser preciso fazê-lo "antes do Conselho Europeu" de 17 e 18 de outubro.

"Ambos os lados precisam agora de avaliar se existe suficiente vontade para ceder e sair das posições existentes para chegarmos a um acordo a tempo. Nós estamos prontos para fazê-lo", garantiu.

O processo de saída do Reino Unido da UE está num impasse desde janeiro, quando o Acordo de Saída negociado pela primeira-ministra anterior foi chumbado no parlamento, o que aconteceu mais duas vezes, resultando num adiamento do 'Brexit', cujo prazo está previsto para 31 de outubro.

O principal ponto de discórdia era a solução de salvaguarda designada por 'backstop', que só entraria em vigor caso não existisse um entendimento para um futuro acordo até ao final de 2020.

O mecanismo consiste em criar um "território aduaneiro comum", abrangendo a UE e o Reino Unido, no qual não haveria quotas ou tarifas para produtos industriais e agrícolas que circulassem na ilha da Irlanda.

Segundo eurocéticos e o Partido Democrata Unionista (DUP) da Irlanda do Norte, em causa estava a permanência do território britânico na união aduaneira europeia, resultando em sistemas regulatórios diferentes relativamente ao resto do Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório