Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Ucrânia concorda com eleição no leste controlado por separatistas

O Presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, anunciou hoje a assinatura da chamada "fórmula Steinmeier", um documento que procura desbloquear a aplicação dos acordos de Minsk, realizando eleições em áreas controladas pelos rebeldes pró-Russia.

Ucrânia concorda com eleição no leste controlado por separatistas
Notícias ao Minuto

23:55 - 01/10/19 por Lusa

Mundo Ucrânia

A fórmula, proposta pela primeira vez no final de 2015 pelo então ministro das Relações Exteriores e atual Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e que abre caminho para negociações de paz com Moscovo, também contempla a concessão de autogoverno para áreas separatistas, caso as eleições sejam reconhecidas pela Organização de Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

"Não haverá escolha à mão armada", afirmou Zelenski em conferência de imprensa, na qual destacou que as eleições devem ocorrer de acordo com a legislação vigente em todo o país e sem combatentes armados nas ruas.

Ao mesmo tempo, Zelenski disse que se Kiev quer garantir que as eleições nas zonas separatistas sejam realizadas de acordo com a lei ucraniana, o exército ucraniano deve recuperar o controle de toda a fronteira com a Rússia, que é precisamente uma das condições dos acordos de Minsk.

O chefe de Estado explicou que o documento - assinado em Minsk pela Ucrânia, Rússia, repúblicas autoproclamadas de Donetsk e Lugansk e OSCE - será incluído numa nova lei de autogoverno que será aprovada mais tarde.

Vladimir Zelenski enfatizou que a atual lei de governo autónomo para Donbas expira em 31 de dezembro próximo, pelo que o Verkhovna Rada (parlamento) desenvolverá nova legislação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório