Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

NSA espiou 33 milhões de chamadas na Noruega num só mês

A Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos espiou mais de 33 milhões de chamadas telefónicas de telemóveis na Noruega em apenas um mês, noticiou hoje o diário norueguês Dagbladet citando documentos revelados por Edward Snowden.

NSA espiou 33 milhões de chamadas na Noruega num só mês
Notícias ao Minuto

11:57 - 19/11/13 por Lusa

Mundo Escutas

A Noruega é o sexto país objeto de espionagem da NSA, depois da Alemanha, Brasil, Espanha, França e Índia, escreve o jornal.

"Os amigos não se devem vigiar mutuamente", afirmou a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, à televisão pública NRK.

"As informações e a cooperação em matéria de informações são legítimas, mas devem visar suspeitas concretas e ameaças concretas", disse, acrescentando que o governo norueguês vai abordar a questão com a administração norte-americana.

Segundo o jornal, a NSA não ouviu o conteúdo das comunicações, mas reuniu os respetivos metadados, ou seja, o número e identificação dos interlocutores e o local, data e duração das chamadas.

"É muito grave e é evidentemente inaceitável que existam programas de vigilância de cidadãos noruegueses com tal amplitude", considerou o diretor do organismo norueguês de proteção de dados (Datatilsyn), Bjoern Erik Thon.

"São dados que podem dizer muito sobre nós", acrescentou, também à NRK.

Ao Dagbladet, as autoridades norueguesas disseram não ter conhecimento do programa de vigilância de comunicações e dois grandes operadores, a Telenor e Netcom, disseram ao jornal não ter dado acesso à NSA.

"No que diz respeito às atividades dos serviços de informações, não podemos comentar casos individuais", afirmou uma porta-voz da embaixada dos Estados Unidos em Oslo, Marit Andersen.

"Já dissemos que os Estados Unidos recolhem informações como todos os outros países", acrescentou.

Segundo o Dagbladet, o caso abarca 33,2 milhões de chamadas efetuadas entre 10 de dezembro de 2012 e 08 de janeiro de 2013, mas o programa de vigilância podia existir antes desse período.

Esses 33,2 milhões representam cerca de 10% de todas as chamadas telefónicas feitas na Noruega num mês, segundo o Datatilsyn, o que faz da Noruega, escreve o Dagbladet, o país mais intensamente vigiado.

Edward Snowden, atualmente exilado na Rússia, trabalhou como analista informático para a NSA, até fugir, em finais de maio, para revelar os programas de vigilância em massa de comunicações desenvolvidos por aquela agência dos serviços secretos norte-americanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório