Procurar

Autoridades disparam balas reais para dispersar manifestantes em Bagdad

As forças de segurança iraquianas dispararam hoje balas reais para dispersar em Bagdad contestatários do primeiro movimento social importante que o governo enfrenta desde que assumiu funções há um ano, segundo jornalistas da agência France Presse.

Autoridades disparam balas reais para dispersar manifestantes em Bagdad

© Reuters

Lusa
01/10/2019 17:52 ‧ há 6 anos por Lusa

Mundo

Iraque

Mais de um milhar de manifestantes reuniram-se hoje na capital iraquiana para denunciar a corrupção e exigir empregos e serviços públicos.

"Os ladrões roubaram-nos", gritaram os manifestantes, cujo país tem sido devastado pela guerra e pela corrupção e que enfrenta há anos a escassez de eletricidade e de água potável.

Também eram exigidos empregos para os jovens, cuja taxa de desemprego de 25% é o dobro da média nacional.

Cerca de 50 pessoas, incluindo polícias, ficaram feridas, indicaram fontes policiais e médicas.

As forças de segurança dispararam por diversas vezes para dispersar a multidão e o som de balas era audível no centro de Bagdad, indica a AFP.

Antes tinham usado canhões de água e gás lacrimogéneo, mas face à recusa dos manifestantes em dispersar, as forças antimotim dispararam balas reais.

Segundo dados da organização Transparency International, o Iraque é o 12.º país mais corrupto do mundo.

Os órgãos oficiais calculam que desde a queda do regime de Saddam Hussein em 2003 a corrupção engoliu pelo menos 410 mil milhões de euros, ou seja, quatro vezes o Orçamento de Estado e mais do dobro do produto interno bruto (PIB) do Iraque.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10