Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Trump pressionou Austrália a desacreditar investigação sobre Rússia

O Presidente dos EUA, Donald Trump, pressionou recentemente o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, para tentar obter informações que desacreditassem a investigação de interferência russa nas eleições presidenciais, informou o New York Times na segunda-feira.

Trump pressionou Austrália a desacreditar investigação sobre Rússia
Notícias ao Minuto

05:55 - 01/10/19 por Lusa

Mundo Trump

O jornal refere que Trump pediu a Morrison para que este ajudasse o procurador-geral dos EUA, William Barr, a esse respeito, um dado revelado por dois funcionários norte-americanos conhecedores desta chamada telefónica.

Essa conversa com Morrison também enfatiza, de acordo com o New York Times, o facto de Trump entender o procurador-geral como um de seus principais aliados para impedir a investigação das eleições passadas, iniciadas pelo ex-procurador especial Robert Mueller.

As informações obtidas pela imprensa revelam que a ligação para Morrison, realizada nas últimas semanas, tinha o único objetivo de pedir ajuda do Departamento de Justiça em relação à investigação de Mueller.

Uma das fontes do jornal acrescenta que foi o procurador-geral que pediu a Trump que contactasse Morrison para esse fim.

Barr iniciou este ano uma revisão da investigação da alegada interferência russa nas eleições presidenciais de 2016, nas quais foi eleito Donald Trump, para tentar determinar se as forças de segurança ou unidades de inteligência haviam agido de forma inadequada quando decidiram realizar essas investigações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório