Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Crise do lixo faz triplicar pedidos para exterminar ratos em Roma

Baratas e outros insetos estão a infiltrar-se em edifícios de habitação. Problemas com a recolha de lixo duram há vários meses.

Crise do lixo faz triplicar pedidos para exterminar ratos em Roma
Notícias ao Minuto

19:40 - 30/09/19 por Fábio Nunes

Mundo Itália

Roma, a Cidade Eterna, continua a debater-se com uma crise de lixo que não parece ter fim à vista. Os problemas com a gestão do lixo persistem, o lixo acumula-se nas ruas - a exceção é o centro da capital italiana - e os habitantes enfrentam infestações de ratos, mas também de baratas e outros insetos

A Anaci, a associação nacional de administradores de condominíos, disse que recebeu 12 mil pedidos de extermínio de ratos entre os meses de maio e setembro. O triplo da média habitual, que costuma rondar os quatro mil pedidos de extermínio nestes meses. 

"60% dos condomínios pediram uma intervenção", afirmou Rossana De Angelis, presidente da Anaci, em declarações ao Il Messaggero.

Os pedidos de extermínio atingiram o seu pico em junho e julho, meses em que a crise do lixo piorou de tal forma que os médicos chegaram a alertar para os riscos para a saúde. Em agosto o panorama melhorou ligeiramente, algo que se deveu, em parte, ao facto de muitos residentes terem saído de Roma para passarem férias. Mas o problema regressou este mês e assim deverá continuar. 

O contrato de três meses que Roma assinou para enviar o seu lixo para centrais de tratamento de lixo na região de Lazio está prestes a terminar. 

Roma só tem uma central de tratamento de lixo, a de Rocca Cencia. No início do ano, Virginia Raggi, a autarca de Roma, demitiu a administração da Ama, a empresa responsável pela recolha de lixo na cidade. Há muito tempo que a Ama é afetada por problemas de falta de eficiência e de corrupção. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório