Abdullah Abdullah proclama vitória nas eleições no Afeganistão

O principal adversário do Presidente afegão, Ashraf Ghani, nas eleições presidenciais do passado sábado, e ainda chefe do executivo, Abdullah Abdullah, reivindicou hoje a vitória durante uma conferência de imprensa.

Abdullah pede suspensão da contagem dos votos devido a fraudes

© Reuters

Lusa
30/09/2019 12:27 ‧ 30/09/2019 por Lusa

Mundo

Afeganistão

Os resultados preliminares da votação não serão conhecidos antes de 19 de outubro e os dados finais só deverão ser anunciados em 07 de novembro, mas Abdullah Abdullah afirmou ter saído vitorioso da contenda eleitoral.

"Temos o maior número de votos nesta eleição", afirmou o atual chefe do Governo do Afeganistão, acrescentando que não haverá sequer necessidade de uma segunda volta para apurar o próximo Presidente do Afeganistão, já que alega ter conseguido a maioria dos votos em urna.

"Pelos dados apurados, não haverá uma segunda volta e formaremos novo Governo", disse Abdullah Abdullah aos jornalistas.

A campanha eleitoral foi repleta de atentados à bomba e denúncias de burlas, além de ameaças constantes de ataques por parte dos talibãs, que levaram à desistência de três dos 17 candidatos que se apresentaram.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas