Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Ativista pró-democracia egípcio foi preso, garante a família

A família do ativista pró-democracia do Egito, Alaa Abdel-Fattah, anunciou hoje a sua detenção pelas forças de segurança, enquanto estava em liberdade condicional.

Ativista pró-democracia egípcio foi preso, garante a família
Notícias ao Minuto

13:22 - 29/09/19 por Lusa

Mundo Violência

A mãe do ativista, Laila Soueif, disse à Associated Press (AP) que Abdel-Fattah foi preso no posto de Dokki, no Cairo, onde as autoridades exigiram que passasse a noite.

O ativista tinha sido libertado em março, depois de cumprir uma sentença de cinco anos por participar em protestos em 2013.

Um oficial das forças de segurança, que falou com a AP sob anonimato, por não estar autorizado a declarações, adiantou que Abdel-Fattah foi ouvido pelo Ministério Público no âmbito de uma investigação sobre reivindicações que tinha feito acerca dos protestos.

Segundo advogados, foram já presas mais de 2.000 pessoas, mas o mais recente levantamento do Centro Egípcio de Direitos Económicos e Sociais dá conta de que, desde os protestos, pelo menos 1.014 pessoas foram acusadas e estão em prisão preventiva.

O Governo egípcio, no sábado, classificou de "inaceitável" a posição das Nações Unidas, expressa na sexta-feira, de preocupação com as prisões feitas no fim de semana passado e desde o início dos protestos.

Às declarações, na sexta-feira, da alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, que apelou a uma alteração "radical" da abordagem face às manifestações e à "libertação imediata" dos detidos, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Egito, Ahmed Hafez, reagiu afirmando que é "inaceitável uma entidade como a ONU emitir comunicados do género" e que a organização "deve considerar minuciosamente" as suas declarações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório