Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Votação para presidenciais fecha no Afeganistão, resultados só em outubro

Os colégios eleitorais afegãos encerraram hoje às 17h00 locais (13h30 em Lisboa), depois de o período de votação para as presidenciais ter sido prolongado duas horas, tendo-se registado várias explosões no país, até agora sem vítimas.

Votação para presidenciais fecha no Afeganistão, resultados só em outubro
Notícias ao Minuto

14:51 - 28/09/19 por Lusa

Mundo Afeganistão

"O processo de votação terminou oficialmente às 17h00, hora local", disse a porta-voz da Comissão Independente de Eleições do Afeganistão (CIE), Mirza Muhammad Haqparast.

As urnas abriram às 07h00 (03h30 em Lisboa) e deveriam ter encerrado às 15h00, mas o período de votação foi prolongado devido ao número de eleitores ainda à espera para exercer o voto, explicou.

Segundo a CIE, o processo correu com normalidade na maioria dos colégios eleitorais, apesar de se terem registado alguns atentados com bombas, nomeadamente nas províncias de Cabul e Kandahar.

Não foi ainda anunciado o número de vítimas ou os danos causados pelos atentados.

Os resultados preliminares da votação não serão conhecidos antes de 19 de outubro, enquanto os dados finais deverão ser anunciados em 07 de novembro.

Se um dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos, será proclamado vencedor. Caso nenhum atinja essa percentagem, os dois mais votados irão a uma segunda volta.

Na última década, nenhuma eleição no Afeganistão terminou sem registar centenas de mortos e dezenas de acusações de fraude.

A campanha eleitoral foi repleta de atentados à bomba e denúncias de burlas, além de ameaças constantes de ataques por parte dos talibãs, que levaram à desistência de três dos 17 candidatos que se apresentaram.

O Presidente em exercício, Ahsarf Ghani, volta a concorrer e é um dos candidatos favoritos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório