Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Número de mortos em desmoronamento de mina no Chade sobe para 52

O número de mortos no desmoronamento de uma mina de ouro em Kouri Bouguidi, no Chade, aumentou para 52, anunciou fonte do governo local, citada pela Agência France-Presse.

Número de mortos em desmoronamento de mina no Chade sobe para 52
Notícias ao Minuto

20:41 - 27/09/19 por Lusa

Mundo Mina

O número hoje divulgado poderá aumentar, já que, segundo a mesma fonte, há corpos que ainda não foram encontrados.

Na madrugada de terça-feira, ocorreu um deslizamento de terras numa das minas da região de Tibesti (noroeste), considerada rica em reservas de ouro, no Chade, onde milícias, traficantes e garimpeiros procuram, a todo o custo, beneficiar da extração do metal.

Esta região conturbada é rota de tráfico de várias mercadorias entre o Chade, a Líbia e o Níger, e utilizada também pelos migrantes que tentam entrar na Líbia com intenção de chegar ao Mediterrâneo.

Além disso, vários grupos rebeldes do Chade, com base na Líbia e no Sudão, como a União das Forças de Resistência, também estão espalhados ao longo desta fronteira norte.

Aliás, foi contra estes grupos que intervieram, em fevereiro passado, - numa operação controversa - caças franceses, a pedido das autoridades do Chade.

O acidente na mina ocorreu na área de Kouri Bougoudi, perto da fronteira com a Líbia, na província de Tibesti, que está sob estado de emergência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório