Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Clima: Mais de 40 mil manifestaram-se na capital da Nova Zelândia

Um número recorde de 40 mil pessoas manifestou-se hoje em frente ao parlamento neo-zelandês para lançar a greve mundial pelo clima.

Clima: Mais de 40 mil manifestaram-se na capital da Nova Zelândia
Notícias ao Minuto

11:33 - 27/09/19 por Lusa

Mundo Clima

Em Wellington, juntaram-se crianças com farda escolar, adolescentes ou velhos ex-combatentes, entre cartazes onde se liam mensagens como "Nós faltamos à escola para vos ensinar" ou "Negação = Morte".

Em outro cartaz lia-se simplesmente "O que a Greta disse", em referência ao discurso de segunda-feira passada da jovem sueca Greta Thunberg, ativista pelo clima, nas Nações Unidas.

"Como se atrevem?" foi a mensagem da ativista aos líderes mundiais, criticando o que considera a inação política face às alterações climáticas.

Um dos manifestantes, James Capie, de 13 anos, disse à agência France Presse que partilha o mesmo sentimento de indignação de Greta Thunberg e garantiu que continuará a protestar até ver satisfeitas as suas exigências.

"As pessoas têm o direito de estar zangadas. A minha geração não devia ter que faltar à escola", declarou.

Michael Alspach, de 37 anos, participou na manifestação com a sua filha de 17 meses, Ella, dizendo que não seria capaz de a olhar nos olhos se não fizesse tudo para garantir o seu futuro.

ótimo ver aqui tanta gente. Mudar de perspetiva é a primeira etapa, as ações vêm depois das ideias e tenho esperança", afirmou.

Há uma semana, mais de quatro milhões de pessoas mobilizaram-se em todo o mundo para uma "Sexta-feira pelo futuro", o movimento de greve estudantil lançado há um ano por Greta Thunberg.

Portugal também se mobiliza hoje pelo clima, com múltiplas iniciativas associadas a uma greve geral, às aulas, ao trabalho e ao consumo, numa tentativa de envolver a sociedade na defesa do planeta, incentivada pelos jovens.

Cerca de 170 países organizaram mais de 6 mil eventos através das redes sociais e iniciativas da sociedade civil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório