Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

ONU pede à Colômbia que melhore segurança nas antigas zonas de conflito

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu hoje ao Presidente colombiano, Iván Duque, "medidas concretas" para melhorar a segurança nas antigas zonas de conflito no país.

ONU pede à Colômbia que melhore segurança nas antigas zonas de conflito
Notícias ao Minuto

23:15 - 26/09/19 por Lusa

Mundo António Guterres

Guterres e Duque realizaram uma reunião bilateral à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas, a decorrer em Nova Iorque, em que a aplicação dos acordos de paz foi um dos assuntos abordados.

O secretário-geral da ONU "reiterou o forte apoio das Nações Unidos ao processo de paz e congratulou os esforços do Governo (colombiano) nesse sentido", explicou o seu porta-voz num breve comunicado.

Guterres "expressou a sua esperança de que sejam tomadas medidas concretas para melhorar a situação de segurança nas antigas zonas de conflito", indicou o porta-voz.

Os contínuos assassínios de líderes sociais e ex-combatentes das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) são uma grande preocupação para a ONU, cuja missão na Colômbia insistiu nos últimos meses na importância de tomar medidas.

Na reunião, Guterres também aproveitou para agradecer a Duque "os esforços do Governo colombiano para ajudar refugiados e migrantes venezuelanos" e pela "liderança da Colômbia, juntamente com outros países da região, para preservar a Amazónia" e combater as alterações climáticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório