Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Sudão encerra fronteiras com Líbia e República Centro-Africana

O Sudão decidiu hoje fechar as suas fronteiras com a Líbia e com a República Centro-Africana por razões de segurança, a primeira medida deste género tomada pelas novas autoridades sudanesas desde a queda de Omar al-Bashir.

Sudão encerra fronteiras com Líbia e República Centro-Africana
Notícias ao Minuto

16:15 - 26/09/19 por Lusa

Mundo Sudão

"O Conselho Soberano, após uma reunião com o governo local do Darfur do Sul, ordenou o encerramento das fronteiras com a Líbia e a República Centro-Africana, por causa da ameaça que representam para a segurança e economia do Sudão", fez saber o órgão através de um comunicado citado pela agência France Press.

Em agosto, o Sudão criou um Conselho Soberano para supervisionar a transição para um regime civil após três décadas de regime autoritário e meses de manifestações.

Esta é a primeira iniciativa deste género tomada por esse Conselho, dominado pela junta militar que assumiu o poder após o afastamento do antigo Presidente, Omar al-Bashir, em abril último.

A comunicação social local dá conta de que muitos rebeldes do Darfur, uma região em conflito desde 2003, visitaram a Líbia nos últimos anos para reforçar as suas capacidades militares, e alguns integraram mesmo as forças do homem forte da Líbia oriental, Khalifa Haftar.

Há precisamente uma semana, as novas autoridades do Sudão anunciaram que cancelaram as sentenças de morte contra oito rebeldes na região de Darfur, uma medida de "confiança" nos grupos armados enquanto Cartum procura acabar com os conflitos no país.

As pessoas afetadas pelo anúncio são rebeldes do Darfur, membros do "Exército de Libertação do Sudão", um grupo rebelde liderado por Abdel Wahid Nour, que agora integra o Conselho Soberano.

No mesmo dia, o Conselho Soberano ordenou igualmente a libertação de 18 outros rebeldes do Darfur, bem como de três membros de um grupo armado que tinham sido detidos pelo temido Serviço Nacional de Informações e Segurança Sudanês (NISS), recentemente rebatizado com um nome diferente.

O conflito do Darfur (no oeste do Sudão) resultou de confrontos entre forças governamentais e rebeldes de minorias étnicas que se consideravam marginalizadas pelo governo de Cartum durante o regime de al-Bashir.

A violência diminuiu entretanto significativamente na região ao longo dos últimos anos, mas persistem os relatos de migrantes de países africanos que atravessam aquela vasta e árida região para a Líbia.

As forças paramilitares sudanesas anunciaram na semana passada que prenderam 138 africanos, incluindo dezenas de sudaneses que tentavam viajar ilegalmente para a Líbia.

O Sudão é uma encruzilhada fundamental nas rotas das migrações que ligam a África oriental e ocidental ao Mediterrâneo e à Europa.

Muitos migrantes atravessam o Sudão em viagem para a Líbia ou para o Egito, de onde arriscam, com a ajuda de contrabandistas, a travessia perigosa do Mediterrâneo para a Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório