Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Morreu o antigo presidente francês Jacques Chirac

Antigo presidente francês tinha 86 anos.

Morreu o antigo presidente francês Jacques Chirac
Notícias ao Minuto

11:04 - 26/09/19 por Natacha Nunes Costa

Mundo Jacques Chirac

O antigo presidente de França Jacques Chirac morreu, esta quinta-feira, aos 86 anos, em Paris, anunciou o genro, Frédéric Salat-Baroux.

"O Presidente Jacques Chirac morreu esta manhã pacificamente e acompanhado pela sua família", disse Salat-Baroux, marido de Claude Chirac.

Jacques Chirac, que foi o 22.º Chefe de Estado de França, já tinha estado hospitalizado, diversas vezes, nos últimos anos, devido a infeções pulmunares. De acordo com a RTL, o seu estado de saúde era muito frágil. O antigo presidente de França não aparecia em público há vários anos, sofria de perda de memória, possivelmente causada por uma forma da doença de Alzheimer ou um derrame que teve enquanto estava na Presidência. 

Natural de Paris, Jacques Chirac dedicou metade da sua vida à política. Foram 42 anos entre os quais, dois mandatos como presidente da República, dois como primeiro-ministro e 18 anos como presidente da capital francesa. Uma das carreiras políticas mais longas da Europa.

Os seus mandatos como Presidente ficaram marcados pelo "não" à segunda guerra do Iraque, iniciada pelos Estados Unidos em 2003, pelo fim do recrutamento militar, pelo reconhecimento da responsabilidade do Estado francês por crimes nazis na segunda guerra mundial e pela sua posição e chamada de atenção sobre a degradação do ambiente.

Chirac também foi o primeiro Presidente francês condenado pela Justiça. Em 2011,  foi condenado a dois anos de pena suspensa de prisão por um caso de emprego fictício quando era presidente da câmara de Paris.

A Assembleia Nacional e o Senado francês fizeram um minuto de silêncio assim que foi conhecida a notícia da morte do antigo Presidente, figura importante da direita no país.

Leia Também: Morreu o ex-presidente Habibie, que permitiu a independência de Timor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório