Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Pelosi esclarecerá se Congresso iniciará processo de destituição de Trump

A líder da maioria Democrata na Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, disse que fará hoje uma declaração, no meio de pedidos para um processo de destituição do Presidente Donald Trump, a que se associou o candidato Joe Biden.

Pelosi esclarecerá se Congresso iniciará processo de destituição de Trump
Notícias ao Minuto

18:57 - 24/09/19 por Lusa

Mundo Trump

Donald Trump está a ser acusado de ter feito um telefonema para o Presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, em julho passado, pressionando-o a investigar Hunter Biden, filho de Joe Biden, vice-presidente no mandato do Presidente Barack Obama e atual candidato à Casa Branca pelo Partido Democrata, por suspeita de irregularidades na sua ligação com uma empresa ucraniana.

O caso surgiu na sequência de uma denúncia que foi divulgada pelo diretor interino do departamento de serviços de informação, Joseph Maguire, que reportou o incidente ao Congresso, sem, contudo, prestar mais esclarecimentos, alegando privilégios presidenciais.

A presidente da maioria Democrata na Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, disse no domingo que, a menos que Joseph Maguire dê mais dados, a contenção de informação, por razões de privilégios presidenciais, poderá ser tomada como uma obstrução de justiça, passível de levar a um processo de destituição do Presidente.

Pelosi anunciou para hoje uma declaração em que deverá esclarecer se a maioria Democrata na Câmara de Representantes irá iniciar o processo de destituição ('impeachment'), depois de se ter abstido dessa iniciativa na sequência das conclusões de uma investigação sobre alegado conluio entre a direção de campanha de Trump e o Governo russo, para interferência nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016.

Também hoje, Joe Biden deverá anunciar que pedirá ao Congresso para pedir a destituição de Trump, se a Casa Branca não cooperar totalmente com todos os pedidos de esclarecimento que têm sido feitos, nomeadamente no que diz respeito ao caso que envolve a chamada telefónica para o Presidente da Ucrânia.

Três presidentes de comissões Democratas na Câmara de Representantes pediram hoje documentos relacionados com as relações entre os EUA e a Ucrânia, suspeitando de que Donald Trump abusou da sua posição de Presidente para conseguir que um dirigente estrangeiro investigasse a vida familiar de uma adversário político.

Donald Trump diz que a oposição apenas está a tentar tirar proveito político de uma situação em que, na sua opinião, se deveria investigar a ação de Joe Biden sobre o procurador-geral da Ucrânia, que pediu para ser demitido quando era vice-presidente dos EUA, mantendo a sua posição de inocência sobre qualquer pressão sobre Zelenski.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório