Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Cuba diz que críticas de Bolsonaro a programa de médicos são calúnias

O ministro cubano dos Negócios Estrangeiros considerou hoje as declarações feitas na ONU pelo Presidente brasileiro sobre o programa de médicos cubanos no estrangeiro como "calúnias", afirmando que Jair Bolsonaro está "a delirar sobre o tempo da ditadura militar".

Cuba diz que críticas de Bolsonaro a programa de médicos são calúnias
Notícias ao Minuto

16:27 - 24/09/19 por Lusa

Mundo Bolsonaro

"Rejeito veementemente as calúnias de Bolsonaro sobre Cuba e a cooperação médica internacional", afirmou Bruno Rodriguez, numa declaração publicada na rede social Twitter.

Bolsonaro "está a delirar sobre o tempo da ditadura militar", disse o ministro cubano, em Nova Iorque, depois de o chefe de Estado brasileiro ter discursado na ONU.

O Presidente brasileiro "devia era preocupar-se com a corrupção no seu sistema judicial, no seu Governo e na sua família. Ele é o preconizador do aumento das desigualdades no Brasil", acrescentou o responsável da diplomacia cubana.

Cerca de 8.500 médicos cubanos estiveram a trabalhar no Brasil até ao ano passado, sob o programa de cooperação "Mais médicos", lançado em 2013 pela então Presidente Dilma Rousseff para ter médicos nas áreas mais pobres e remotas do país.

No entanto, em novembro passado, Cuba decidiu interromper o programa e mandar regressar os médicos, depois de Jair Bolsonaro ter lançado duras críticas, questionado a competência dos médicos cubanos e dizendo que as suas condições de trabalho eram parecidas com "a escravatura", já que o Governo cubano lhes ficava com 70% do salário.

O envio por Cuba de médicos para países estrangeiros é uma tradição de longa data, constituindo também a sua principal fonte de receitas (cerca de 10 mil milhões de euros por ano antes do final do programa brasileiro), à frente do turismo e das remessas dos cubanos emigrados.

No final de 2018, mais de 34 mil médicos e paramédicos cubanos estavam a exercer no estrangeiro, espalhados por 66 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório