Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Supremo espanhol dá 'luz verde' à exumação de Franco

Decisão foi tornada pública, esta segunda-feira, pelos juízes castelhanos.

Supremo espanhol dá 'luz verde' à exumação de Franco
Notícias ao Minuto

10:54 - 24/09/19 por Patrícia Martins Carvalho com Lusa

Mundo Espanha

A família do general Francisco Franco havia interposto um recurso para impedir que o corpo do ditador fosse exumado da capela do Valle dos Caídos, localizada a cerca de 40 quilómetros de Madrid.

No entanto, o Supremo Tribunal espanhol decidiu, esta terça-feira, não dar razão à família Franco e autorizou a exumação do corpo, uma decisão que foi tomada por unanimidade entre os seis juízes, conta o El País.

"A Quarta Secção da Câmara de Contencioso [do Supremo Tribunal] decidiu por unanimidade rejeitar na sua totalidade o recurso interposto pela família de Franco em relação à exumação de Francisco Franco", disse fonte do tribunal à agência Lusa.

A transferência do corpo devia já ter sido realizada em 10 de junho, mas o Supremo decidiu suspender, de forma cautelar, o plano do Governo, enquanto não houvesse decisões sobre vários recursos apresentados, principalmente pela família do ex-ditador.

Os familiares estão contra a transferência do corpo e insistem que apenas poderiam considerar a exumação para a catedral de Almudena (Madrid), possibilidade que já tinha sido rejeitada pelo executivo.

Para o Governo socialista, o corpo do ditador não pode ser transferido para qualquer local onde possa ser "enaltecido ou homenageado".

Francisco Franco Bahamonde foi um militar espanhol que integrou o golpe de Estado que, em 1936, marcou o início da Guerra Civil Espanhola, tendo exercido desde 1938 o lugar de chefe de Estado, até morrer em 1975, ano em que se iniciou a transição do país para um sistema democrático.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório