Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Morsas afundaram insuflável da Marinha russa no Ártico

Grupo de morsas terá ficado assustado com a aproximação das embarcações e atacou.

Morsas afundaram insuflável da Marinha russa no Ártico
Notícias ao Minuto

17:39 - 23/09/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Rússia

Uma embarcação insuflável da Marinha russa afundou depois de um ataque por parte de um grupo de morsas, num arquipélago da Rússia ártica.

"O barco afundou, mas evitou-se uma tragédia graças à rápida ação do líder do esquadrão. Todos os elementos que estavam dentro da embarcação chegaram à margem em segurança", afirmou em comunicado a Sociedade Geográfica Russa, citado em inglês pelo site The Barents Observer.

A expedição da Marinha explorava o remoto arquipélago polar Terra de Francisco José num navio 'Altai', mas foram usados insufláveis de borracha para chegar às margens. Terá sido uma dessas embarcações a ser atacada por um grupo de morsas, que se poderá ter assustado por estarem acompanhadas das suas crias.

A Frota do Norte, uma unidade da Marinha Russa responsável pela defesa do nordeste da Rússia, faz nota da mesma expedição, mas sem mencionar o incidente com a embarcação. "Durante o desembarque no Cabo Heller, um grupo de investigadores teve que fugir de uma morsa fêmea que atacou a expedição quando estava a proteger a sua cria", escreve o comunicado.

O texto da Marinha não diz, porém, que a embarcação afundou, falando apenas em "sérios problemas" que foram evitados "graças às ações determinadas e bem coordenadas dos homens da Frota do Norte".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório