Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou hoje uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países.

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris
Notícias ao Minuto

16:10 - 23/09/19 por Lusa

Mundo Acordo de Paris

"O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, assinou uma resolução governamental sobre a adoção pela Rússia do Acordo de Paris sobre o clima", anunciou o Governo na sua página oficial pouco antes da abertura da Cimeira da Ação Climática que decorre hoje na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

A nota acrescenta que o Acordo de Paris "não impõe uma obrigação à Rússia de o ratificar" e que "de acordo com a legislação russa o compromisso da Rússia é confirmado pela resolução que acabou de assinar".

"Este é o último passo que a Rússia dá para adotar o Acordo de Paris", comentou fonte governamental russa citada pela agência France Presse.

A fonte acrescentou que a Rússia deve anunciar a decisão na ONU dentro de algumas horas.

A Cimeira da Ação Climática pretende definir ações concretas de combate ás alterações climáticas, para impulsionar o Acordo de Paris e junta muitos líderes mundiais, numa altura em que se batem recordes de emissões de gases com efeito de estufa.

"As ameaças colocadas pelas alterações climáticas são a destruição dos equilíbrios ambientais, aumento dos riscos para o desenvolvimento de certas industrias chave (...), e sobretudo riscos para as populações que vivem sobre os terrenos gelados ('permafrost') e o aumento das catástrofes naturais", disse hoje o primeiro-ministro russo numa reunião oficial.

A decisão russa já foi saudade pela organização não governamental Greenpeace Rússia, que num comunicado afirmou: "o nosso país tem um enorme potencial para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório