Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Detidos nove independentistas suspeitos de planear ações violentas

A polícia espanhola deteve hoje na Catalunha nove pessoas ligadas a grupos separatistas radicais desta comunidade autónoma que planeavam ações violentas com explosivos caseiros, segundo fontes da investigação citadas pela agência Efe.

Detidos nove independentistas suspeitos de planear ações violentas
Notícias ao Minuto

10:26 - 23/09/19 por Lusa

Mundo Catalunha

Fontes da Guardia Civil (correspondente à GNR portuguesa), avançaram que os investigadores suspeitam que os detidos, membros das Comissões de Defesa da República (CDR), estavam a planear a realização de ações violentas, tendo sido apreendido material explosivo de fabrico artesanal.

A operação começou às 5h00 (4h00 de Lisboa) e está a ter lugar em vários municípios da Catalunha, estando a ser realizadas detenções e buscas principalmente em Sabadell e San Vicente de Torelló.

Entretanto, o Ministério do Interior (Administração Interna) espanhol confirmou em Madrid que foram encontradas substâncias que poderiam ser utilizadas para fabricar explosivos.

Em declarações à rádio pública espanhola (RNE) o Ministro do Interior em exercício, Fernando Grande-Marlaska, adiantou que a operação policial está a ser coordenada por um juiz da Audiência Nacional, um tribunal especial que trata de crimes contra o Estado, estando a ser investigados delitos de caráter violento.

Os CDR são conhecidos pela realização de ações contra a ordem pública, como o corte de vias importantes de comunicação, para apoiar o movimento independentista catalão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório