Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Cirurgia milagrosa salva peixe minúsculo da morte no Reino Unido

A operação de 40 minutos implicou que o animal tivesse de nadar em anestesia para ficar sedado.

Notícias ao Minuto

17:20 - 22/09/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Uma peixinha dourada, com apenas 2,50cm de comprimento e menos de 1gr, conseguiu fazer uma recuperação total depois de ter sido submetido a uma operação radical para retirar um tumor do seu estômago. Molly, como foi batizada, é tão pequena que qualquer momento mais crítico da cirurgia de 40 minutos podia ter-se revelado fatal.

O procedimento foi levado a cabo por Sonya Miles, uma profissional experiente em medicina zoológica, com assistência da enfermeira Laura Warren, em Bristol, no Reino Unido. A operação custou aos donos de Molly, conta a Sky News, 100 libras (cerca de 113 euros).

A médica explicou que primeiro o peixe teve de ser anestesiado de forma diferente daquela que é usada para os mamíferos. Foi necessário deixar uma solução líquida passar pelas suas guelras antes de começar a operação. "Usámos uma anestesia solúvel em água, de forma a que nadasse dentro dela até adormecer. Sabemos que adormeceu quando perdem os reflexos, ficam a flutuar basicamente", elaborou.

"Pusémos-lhe um cateter na boca e delicadamente fizemos diferentes concentrações da anestesia passar-lhe pelas guelras. Como pesa menos de uma grama foi complicado", assumiu Sonya.

A incisão não podia ser fechada com pontos, como no caso de um mamífero, em vez disso foi usada adrenalina para contrair os vasos sanguíneos e depois foi 'pintada' uma pasta à prova de água para ajudar a curar a pele por baixo das escamas.

Numa publicação de Facebook onde foi explicada em detalhe a operação de Molly, a clínica disse estar "satisfeita de dizer que o peixe fez uma recuperação total e regressou a casa no mesmo dia". "A pequenina já está de volta ao normal e a comer bem", escreveram.

A equipa revelou depois que Molly foi o animal mais pequeno que já tinham operado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório