Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Assembleia Geral da ONU vai intermediar 630 reuniões oficiais

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) vai reunir 196 representantes mundiais para o debate geral, que começa na terça-feira em Nova Iorque e vai intermediar 630 reuniões oficiais.

Assembleia Geral da ONU vai intermediar 630 reuniões oficiais
Notícias ao Minuto

12:10 - 22/09/19 por Lusa

Mundo ONU

Segundo dados divulgados pela ONU anteriormente, o secretário-geral, António Guterres, irá estar em 140 reuniões particulares e participar em 52 eventos à margem da Assembleia Geral.

Os números finais poderão revelar-se maiores até 30 de setembro, último dia do debate, já que as 630 reuniões oficiais pedidas à Assembleia Geral não incluem reuniões bilaterais (entre dois Estados).

Desde Presidentes da República a chefes de delegação, são 196 membros que se vão fazer representar esta semana em Nova Iorque para a Assembleia Geral: os 193 Estados-membros da ONU e três observadores (União Europeia, Santa Sé e Palestina).

A 74.ª sessão da Assembleia Geral da ONU vai ter a participação de 91 chefes de Estado, seis vice-presidentes, 45 chefes de Governo, cinco vice-primeiros-ministros, 44 ministros, dois chefes de delegação e três observadores.

A sessão deste ano é presidida pelo nigeriano Tijjani Muhammad-Bande e tem como tema os esforços multilaterais para erradicação da pobreza, educação de qualidade, ação climática e inclusão.

O tema vai ao encontro das cinco conferências de alto-nível preparadas pela Assembleia Geral: Cimeira da Ação Climática, a primeira reunião de alto nível da ONU sobre serviços de saúde universais, o fórum político sobre objetivos de desenvolvimento sustentável, diálogo para financiamento do desenvolvimento, reunião para eliminação das armas nucleares e por último, reunião sobre Estados em desenvolvimento das pequenas ilhas.

No ano passado, a semana de alto-nível da 73.ª sessão da Assembleia Geral possibilitou 1.676 reuniões bilaterais entre Estados-membros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório