Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Família alimenta bebé com café por não ter dinheiro para comprar leite

A menina começou a beber café aos seis meses de idade. No entanto, está bem de saúde.

Família alimenta bebé com café por não ter dinheiro para comprar leite
Notícias ao Minuto

23:37 - 20/09/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Indonésia

Uma menina indonésia, cujos pais não têm dinheiro para comprar leite, tem sido alimentada com café durante mais de metade da sua vida. Hadijah Haura, de apenas 14 meses, bebe cerca de três biberões de café açucarado - cerca de 1,5 litros - por dia.

O café indiano Kopi Tubruk é feito através da fervura de borras de café com açúcar, o que resulta numa bebida espessa semelhante ao café turco.

Os pais de Hadijah, da província Celebes Ocidental, nas ilhas Celebes, não conseguem providenciar sustento adequado à filha. O casal trabalha na extração de miolo de côco ou a seca-lo numa plantação e ganha cerca de 20 mil rupias (1,28 euros) por dia.

A bebé consome cafeína desde que tinha apenas seis meses de idade e os pais alegam que não tinham outra escolha, pois não tinham mais nada que lhe pudessem dar. Apesar disso, a menina não teve nenhum problema médico grave e não aparenta ter atrasos de desenvolvimento, explica o Daily Mail que cita meios de comunicação locais.

No entanto, os pais admitem que a menina tem dificuldades em dormir e que fica por vezes acordada durante a noite a brincar sozinha. Mas Hadijah já se habituou ao seu biberão e costuma pedi-lo várias vezes ao dia.

A mãe emitiu um comunicado onde dava conta de que a criança não contava com qualquer ajuda das autoridades e a palavra espalhou-se.

Desde então agentes do Departamento de Saúde local foram visitar a família e entregar leite e bolachas. Deixaram ainda o aviso de que dar café a um bebé é prejudicial para a saúde e que têm de parar de o dar à filha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório