Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Falhas elétricas afetam Caracas e 11 estados venezuelanos

A cidade Caracas e 11 estados da Venezuela estão a registar falhas no abastecimento de eletricidade, uma situação que preocupa a população, principalmente no que se refere a danos a equipamentos elétricos e a perda de produtos.

Falhas elétricas afetam Caracas e 11 estados venezuelanos
Notícias ao Minuto

21:35 - 20/09/19 por Lusa

Mundo Venezuela

"Em menos de cinco minutos, a luz elétrica falhou e regressou três vezes. Tive que ir a correr a desligar o frigorífico e outros aparelhos das tomadas. É frequente haverem falhas, mas agora a energia (voltagem) sobe e desce de repente e isso é preocupante", explicou uma portuguesa à Agência Lusa.

Residente no centro de Caracas, Daniela Amaro, explicou que nas últimas semanas têm ocorrido apagões diários "alguns de curta duração e outros de várias horas" o que dá a perceção de "instabilidade e que poderá acontecer um grande apagão".

Por outro lado, o comerciante António Bettencourt está preocupado porque já instalou vários sistemas de proteção no seu comércio, e inclusive um gerador elétrico, "mas ainda assim há oscilações que afetam os aparelhos".

"Há aparelhos pequenos que parecem resistentes e pouco importantes que também são afetados. Com as oscilações, os recetores de televisão por cabo ficam com imagem em preto, mesmo com protetores instalados. Se isso acontece com esses aparelhos, o que não acontecerá com os frigoríficos da carne e os refrigeradores", explicou.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas pela frequência das falhas.

Segundo utilizadores da Internet as falhas elétricas deixaram às escuras os Estados venezuelanos de Miranda, Barinas, Zúlia, Portuguesa, Lara, Táchira, Carabobo, Yaracuy, Trujillo, Falcón e Mérida.

A empresa estatal Corporação Elétrica Nacional da Venezuela (Corpoelec) já confirmou, através do Twitter, falhas elétricas no leste de Caracas e no vizinho Estado de Miranda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório