Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Mãe vende casa para poder comprar canábis medicinal para a filha

Elaine Levy diz já ter gasto perto de 34 mil euros apesar de ter receita.

Mãe vende casa para poder comprar canábis medicinal para a filha
Notícias ao Minuto

20:02 - 20/09/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

A mãe de uma mulher com epilepsia grave foi obrigada a pôr a casa à venda, no Reino Unido, depois de ter gasto todas as poupanças da família em receitas de médicos particulares para canábis medicinal. 

Elaine Levy, a mãe de Fallon de 25 anos, que tem síndrome de Lennox-Gastaut, explica que está a tentar financiar os cuidados da filha depois de já ter gasto mais de 30 mil libras (34 mil euros). 

"Simplesmente não conseguimos fazê-lo mais", afirma ao Guardian. "Passou um ano e três meses, mas já só temos cerca de um mês de medicamentos e agora estamos no final do caminho. Porque é que tenho de implorar quando foi legalizado em novembro do ano passado?", questionou.

Elaine revela que a filha deixou de precisar de uma cadeira de rodas desde que começou a tomar óleo de canabidiol e depois de anos a tomar calmantes. "O seu coeficiente cognitivo aumentou. Não é uma cura, mas o resultado é maravilhoso", referiu.

Para os pacientes com epilepsia resistente aos tratamentos, o medicamento pode salvar vidas, mas não está amplamente disponível no sistema público de saúde, apesar de os médicos de Inglaterra, da Escócia e do País de Gales terem tido autorização para o começar a receitar desde o ano passado. 

A crescente carga financeira que representa tem obrigado várias famílias a gastar poupanças e vender os seus bens.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório