Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

União Europeia diz ser inaceitável morte a tiro de migrante na Líbia

A União Europeia (UE) considerou hoje "inaceitável" a utilização de balas reais contra "civis vulneráveis e desarmados", após a morte de um migrante sudanês na Líbia.

União Europeia diz ser inaceitável morte a tiro de migrante na Líbia
Notícias ao Minuto

15:15 - 20/09/19 por Lusa

Mundo Migrações

O homem foi morto na quinta-feira quando resistia juntamente com outros migrantes a um regresso forçado a um campo de detenção frente a guardas fronteiriços líbios, indicou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

"Condenamos firmemente a morte trágica de um jovem sudanês devido a um ferimento de bala após o seu desembarque na Líbia", declarou Maja Kocijancic, porta-voz da chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

"A utilização de balas reais contra civis vulneráveis e desarmados é inaceitável, quaisquer que sejam as circunstâncias", adiantou Kocijancic no encontro diário da Comissão com a imprensa.

A porta-voz pelou às autoridades libanesas para "realizarem um inquérito aprofundado para clarificar as circunstâncias" da morte e "tomarem as medidas necessárias para que um tal incidente não se repita".

Segundo a OIM, o acidente acorreu quando um grupo de cerca de 100 migrantes trazido para terra se opôs a um regresso forçado aos centros de detenção.

Quando vários dos migrantes tentaram escapar aos guardas líbios, "homens armados começaram a disparar para o ar" e um migrante foi atingido a tiro na barriga, de acordo com o pessoal da OIM no local.

Apesar dos cuidados prestados por um médico da OIM e da sua transferência para uma clínica, o jovem migrante morreu duras horas mais tarde, adiantou a mesma fonte.

O porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados Charlie Yaxley considerou que o incidente mostra que "refugiados e migrantes não devem ser devolvidos à Líbia após serem resgatados no mar e que devem ser feitos mais esforço para se encontrar soluções alternativas seguras".

Os dados da OIM relativos a julho indicam que pelo menos 5.200 pessoas estão em centros de detenção na Líbia, suportando frequentemente condições desumanas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório