Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje da Noruega

A maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje para estudar durante um ano os efeitos visíveis das alterações climáticas no Pólo Norte.

Maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje da Noruega
Notícias ao Minuto

14:50 - 20/09/19 por Lusa

Mundo Ártico

O quebra-gelo Polarstern, do instituto Alfred-Wegener, de Bremerhaven, na Alemanha, partirá do porto de Tromso, na Noruega, levando a bordo a equipa internacional que irá sendo rendida, envolvendo no total cerca de 600 investigadores.

Espera-os uma viagem de 2.500 quilómetros até um destino onde estarão 150 dias na penumbra do Ártico, debaixo de temperaturas que poderão cair até aos 45 graus negativos.

Os ursos polares, a atmosfera, o oceano, o gelo e todo o ecossistema serão objetos de estudo para os cientistas, que esperam recolher dados para avaliar como as alterações climáticas afetam a região e o mundo inteiro.

"Nenhuma outra parte da Terra aqueceu tão depressa nas últimas décadas como o Ártico", salientou o chefe da missão, Markus Rex, notando que é lá que "praticamente se situa o epicentro do aquecimento global" e que é uma região ainda "muito pouco compreendida".

É impossível "fazer previsões corretas em relação ao clima" sem dados fiáveis sobre o Ártico, assinalou, considerando que a situação é preocupante quando, como no início do ano, "no centro do Ártico fez tanto calor como na Alemanha".

O "Polarstern" faz parte de uma frota com outros quatro quebra-gelo da Rússia, China e Suécia, apoiada por aviões e helicópteros para reabastecer e transportar as equipas em rotação.

O orçamento de 140 milhões de euros é partilhado por 60 instituições de 19 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório