Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

China "valoriza muito" decisão de Kiribati de romper laços com Taiwan

A China disse hoje "valorizar muito" a decisão do Estado insular de Kiribati de romper relações com Taiwan e passar a reconhecer Pequim, elevando para dois o número de aliados que Taipé perdeu esta semana.

China "valoriza muito" decisão de Kiribati de romper laços com Taiwan
Notícias ao Minuto

12:18 - 20/09/19 por Lusa

Mundo China

Em conferência de imprensa, o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Geng Shuang, enalteceu a decisão de Kiribati de reconhecer o princípio "uma só China" e romper as "relações diplomáticas" com Taiwan.

O Governo taiwanês confirmou hoje que Kiribati decidiu romper os laços com Taipé, seguindo o exemplo das Ilhas Salomão, também do Pacífico Sul, há dois dias.

O novo golpe diplomático acontece dez dias antes da celebração, em 1 de outubro, do 70.º aniversário da República Popular da China, fundada após os comunistas derrotarem o governo nacionalista, que se refugiou em Taiwan.

Ocorre também a poucos meses das eleições presidenciais em Taiwan, agendadas para janeiro de 2020.

Desde que Tsai Ing-wen, do Partido Progressivo Democrático (PPD), pró-independência, foi eleita Presidente, em 2016, sete países, incluído São Tomé e Príncipe, cortaram relações diplomáticas com Taipé, que tem agora apenas 15 aliados diplomáticos.

Kiribati já teve anteriormente relações com o governo da República Popular, mas estabeleceu relações diplomáticas com Taiwan em 2003.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório