Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Mulher dá entrada nas urgências com sangue azul após toma de anestésico

Jovem de 25 anos acordou muito cansada e com o sangue azul. Condição é rara mas conhecida.

Notícias ao Minuto

11:43 - 20/09/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Metemoglobinemia

Uma jovem norte-americana de 25 anos de idade deu entrada num hospital de Rhode Island com um sintoma peculiar: sangue azul.

O caso foi tornado público na quinta-feira através de um paper publicado pela New England Journal of Medicine.

A mulher indicou aos médicos que tinha usado um spray anestésico para tratar uma dor de dentes. Quando acordou na manhã seguinte decidiu ir de imediato ao médico, pois, além de sentir muito cansaço, tinha o sangue azul. "Estou cansada e estou azul", terá dito aos médicos.

A jovem apresentava, naquela altura, cianose, que acontece quando alguém tem uma coloração azulada ou escura da pele e unhas.

O seu diagnóstico era, porém, metemoglobinemia - uma forma de anemia funcional que pode ser causada por fármacos de prescrição comum, como por exemplo os nitratos, a dapsona e a benzocaína (utilizada como spray anestésico).

Otis Warren, o médico que estava de serviço quando a jovem deu entrada no hospital, indicou à NBC News que já tinha visto um caso antes, mas causado por um antibiótico. "A cor de pele era exatamente a mesma. Quando se vê uma vez, não se esquece mais", afirmou.

Warren esclareceu que a condição naquela jovem foi causada pelo uso de benzocaína. Embora a doente tenha dito aos médicos que não tinha usado todo o frasco, o médico afirmou que terá usado "grande parte".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório